Reclame AQUI

Felipe Paniago, Co-Fundador e CMO

São Paulo, Brasil
Logo do Reclame AQUI foto do grupo
Dando voz aos consumidores

Todos nós já passamos por aquele momento em que reservamos um voo, chegamos ao aeroporto e descobrimos que nossa companhia aérea superlotou o voo — nos impedindo de chegar onde precisávamos ir. Mas quando essa situação infeliz aconteceu com o fundador do Reclame AQUI, Maurício Vargas, ele decidiu entrar em ação.

“Não encontrando uma maneira eficiente de resolver esse problema de overbooking, Mauricio criou um ambiente digital para publicar sua própria reclamação”, diz o co-fundador e CMO do Reclame AQUI, Felipe Paniago. “A ideia do Maurício era ter um lugar descomplicado para registrar uma reclamação e, a partir daí, estabelecer uma comunicação direta, simples e transparente com a empresa para solucionar um problema.”

Mauricio conseguiu que amigos e familiares usassem o site, registrando reclamações que tiveram após lidar com diferentes empresas. Em pouco tempo, o alcance do site aumentou e mais consumidores recorreram ao Reclame AQUI para que suas vozes fossem ouvidas.

“Hoje o Reclame AQUI tem mais de 1,4 bilhões de pageviews, é um dos sites mais acessados do Brasil e se tornou líder em reputação, confiança e gestão de opinião”, diz Felipe. “Estamos no mercado há 24 anos, desempenhando um grande papel na transformação das relações de consumo no mercado de serviços do Brasil.”

Por ser um site tão essencial para os consumidores, a equipe do Reclame AQUI não quis colocar sua plataforma atrás de um paywall. Em vez disso, eles adotaram um modelo suportado por anúncios — e recorrem ao Google para monetizar seu site em rápido crescimento.

foto do grupo
Anúncios decolam

“No nosso caso, a receita não é o objetivo final”, diz Felipe. “Mas, obviamente, gerar receita pode nos ajudar a sustentar nossas missões. Queríamos continuar sendo um espaço onde boas empresas que tratam bem os consumidores e oferecem experiências valiosas podem expandir sua capacidade de impactar os clientes — então precisávamos de uma forte estratégia de monetização.”

Para construir sua estratégia de monetização, a equipe do Reclame AQUI adotou o Google Ad Manager. “Escolhemos usar o AdManager 360 porque ele atende a todas as nossas necessidades de vendas diretas e programáticas em uma única ferramenta”, diz Felipe.

O Reclame AQUI começou em 2020 abrindo espaços publicitários e inventários digitais no site do Reclame AQUI em parceria com o Google. Essa parceria só foi possível depois que o Google garantiu o bloqueio de mídia programática para empresas com status reputacional de “Ruim” e “Não Recomendado”. Isso significa que apenas empresas com reputação de “Bom”, “Ótimo” e “RA1000” podem anunciar no site.

“Com os anúncios, conseguimos sustentar um espaço de mídia que permite que essas boas empresas ampliem sua voz para clientes que desejam encontrar marcas que respeitem o consumidor”, diz Felipe.

“Em 2022, aumentamos a equipe de anúncios e contratamos nossa primeira especialista em mídia, uma profissional de Adops/Adtech que conseguiu otimizar toda a nossa estrutura de mídia programática”, diz Felipe. “Como resultado, tivemos um crescimento de 100%, dobrando nossa receita de anúncios já no segundo ano de operação.”

Em 2023, a equipe do Reclame AQUI inovou com a vertical “Reputation Media” e possibilitou que algumas empresas parceiras veiculassem campanhas diretas com novos formatos de produtos, como Publieditorial, Native Ads e patrocínios de segmentos.

“Com essa nova estrutura de produto de mídia, dobramos o volume de receita pelo segundo ano consecutivo, fazendo com que o time de monetização de tráfego ganhasse relevância dentro da empresa, atingindo quase 10% da receita anual total da empresa”, diz Felipe.

Mais crescimento, mais vitórias do consumidor

Com mais receita entrando, o Reclame AQUI conseguiu expandir sua equipe, trazendo colegas de equipe que os permitem melhorar o produto e a experiência do cliente.

“O Reclame AQUI conta atualmente com mais de 400 colaboradores atuando em todas as áreas do negócio”, diz Felipe. “E nossa vertical de monetização de Tráfego e Anúncios conta hoje com mais de 15 profissionais. A estrutura e a equipe responsável pela mídia na empresa é relativamente nova, mas se destaca a cada semestre, ganhando destaque e representatividade nas estratégias da empresa.”

Após a parceria com o Google, Felipe e sua equipe estão confiantes de que irão seguir contribuindo para o crescimento da empresa e continuar fazendo a diferença na vida dos consumidores.

“Somos a principal plataforma de opinião do consumidor e pesquisa de empresas, sob um indicador reputacional dinâmico e moldado de acordo com a relação de consumo entre empresas e consumidores”, diz Felipe. “Queremos continuar ajudando os consumidores brasileiros a tomar as melhores decisões de compra e ser uma ferramenta indispensável para a solução de problemas em toda a cadeia de consumo.”

“Com os anúncios, conseguimos sustentar um espaço de mídia que permite que boas empresas ampliem sua voz para clientes que buscam marcas que respeitem o consumidor.”

About the Publisher

Felipe Paniago é Co-Fundador e CMO do Reclame AQUI, que, com 1,4 bilhão de pageviews registrados em 2023, e mais de 650 mil marcas cadastradas, é a maior plataforma de pesquisa de reputação de marcas e referência em confiança nas relações de consumo do mundo. Formado em publicidade e propaganda com MBA em marketing pela ESPM, Paniago sempre viveu o ambiente transformador do Reclame AQUI e acompanha de perto a evolução do atendimento ao cliente no Brasil. Iniciou sua carreira em 2009 e, desde então, vem inovando a marca Reclame AQUI de forma criativa, chegando aos principais veículos de comunicação brasileiros. Junto com a agência Grey, conquistou 25 Leões em Cannes, incluindo o Grand Prix na categoria Mobile pela campanha do app Detector de Ficha de Político. Além do Marketing, Paniago gerencia a vertical de vendas da empresa, garantindo que o Reclame AQUI chegue às empresas para que elas estejam em constante evolução de seus serviços com os consumidores, gerando experiências capazes de retê-los.
Felipe Paniago headshot