Ver o Website do projeto

Pergaminhos do Mar Morto

Digitalizar os manuscritos bíblicos

Pergaminhos do Mar Morto

Descrição Geral

O Projeto Digital Pergaminhos do Mar Morto coloca online alguns dos mais antigos manuscritos bíblicos conhecidos. Uma parceria entre O Museu de Israel, em Jerusalém, e o Instituto Cultural Google, este projeto permite que os utilizadores examinem e explorem esses manuscritos tão antigos com um nível de detalhe nunca antes possível. Cinco pergaminhos completos do Museu de Israel foram digitalizados para o projeto nesta fase. Estes proporcionam uma visão fundamental da sociedade judaica no Terra de Israel durante o Período do Segundo Templo, a época do nascimento do Cristianismo e do Judaísmo Rabínico.

Acesso numa nova escala

Vinte e quatro séculos depois da sua criação, na sequência do trabalho de arqueólogos, estudiosos e historiadores e do poder da Internet, os pergaminhos estão agora acessíveis em todo o mundo. O Website proporciona imagens dos pergaminhos pesquisáveis, de carregamento rápido e de alta resolução, assim como pequenos vídeos explicativos e informações de base sobre os textos e a sua história. O texto do pergaminho também é detetável através de pesquisa na Web. Se procurar uma frase dos pergaminhos, poderá surgir um link com esse texto no pergaminho nos seus resultados de pesquisa. Por exemplo, experimente procurar no Google [And the wolf shall dwell with the lamb Dead Sea Scroll].

"Examinar e explorar estes manuscritos antiquíssimos da época do Segundo Templo, com um nível de detalhe nunca antes possível"

Navegar no Grande Pergaminho de Isaías em inglês

O Grande Pergaminho de Isaías, que pode ser encontrado na maioria das bíblias, pode ser pesquisado por capítulo e versículo através da funcionalidade de navegação única. Para este pergaminho, os utilizadores podem mesmo traduzir o hebraico para inglês, bastando clicar sobre o texto.

O Projeto Digital Pergaminhos do Mar Morto
Projeto Seguinte Projeto Anterior