Ver o Website do projeto

Yad Vashem

Comemoração do Holocausto

Yad Vashem

Descrição Geral

O Instituto Cultural Google fez uma parceria com o Yad Vashem, o centro mundial de documentação, pesquisa, educação e comemoração do Holocausto, para trazer as suas coleções de fotografias e documentos para a Web. O arquivo contém mais de 140 000 imagens.

Tornar as fotografias detetáveis

Utilizando o reconhecimento ótico de caracteres (OCR) experimental, transcrevemos o texto de muitas imagens, tornando-as pesquisáveis na Web. Isto significa que, se pesquisar o nome de um familiar que esteve no Holocausto, poderá encontrar um link para uma imagem no Website do Yad Vashem. Para experimentar as novas funcionalidades do arquivo, tente pesquisar o termo [rena weiser], o nome de uma refugiada judia. Irá encontrar um link para um visto que lhe foi emitido pelo Consulado do Chile na França. A tecnologia OCR tornou possível descobrir essa imagem através de uma pesquisa pelo seu nome.

"Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome ("Yad Vashem")... que nunca se apagará." Isaías, capítulo 56, versículo 5

Uma Perspetiva Pessoal

O Yad Vashem incentiva as pessoas a adicionar histórias pessoais sobre as imagens que tenham significado para si. Um funcionário da Google, Doron Avni, encontrou uma fotografia do seu avô tirada imediatamente depois da sua libertação de uma prisão nazi. O seu avô tinha prometido que, se sobrevivesse, tiraria imediatamente uma fotografia sua para preservar a memória da sua experiência no Holocausto. Coseu a fotografia ao casaco, um ato que lhe veio a salvar a vida mais tarde. Depois de se esconder na floresta durante um ano, soldados russos confundiram-no com um inimigo alemão, mas libertaram-no assim que viram a fotografia.

Yad Vashem
Projeto Seguinte Projeto Anterior